InstitutoProfarte lança curta e convida aos amantes das artes para uma viagem pelo universo da literatura

Em tempos onde as viagens saíram dos planos e os encontros se tornaram tão raros, o Instituto Cultural Profetas em Arte - InstitutoProfarte, buscou na literatura uma forma genuína de viajar, por um vasto mundo de palavras que encurtam caminhos e tornam os encontros reais e possíveis, ainda que à distância. Assim é a proposta do Instituto para este ano, aliar literatura e tecnologia para levar arte e esperança a cada cantinho do país e continuar construindo o seu legado cultural, de mais de 30 anos, na Cidade dos Profetas. O Profarte está ON e a sua primeira viagem já tem data marcada para acontecer, dia 22 de abril, às 20h30, com o lançamento do projeto audiovisual “Uma ideia verde”, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, com apoio daSecretaria Municipal de Cultura,Hiper Teia Comunicação e Eventos e Fundação Radiodifusora de Congonhas.

O curta “Uma ideia verde” é uma adaptação em audiovisual do livro homônimo de Lauro Daros. Publicado em 1995, pela editora FTD, o autor utilizaa prosa poética, com coloridas ilustrações de Graça Lima, para mostrar o paraíso natural existente em Canutama, no Amazonas. Com a adaptação, o Instituto Profarte, a partir da narrativa da obra,elabora uma construção artística com várias imagens, inclusive de Congonhas e região. O curta, com classificação livre, será lançado no Canal do Instituto Profarte no YouTube e ficará disponível gratuitamente. Para falar sobre o livro e adaptação, será realizada uma live, também no dia 22 de abril, às 19h, no instragram @HiperTeiaNotícias, com participação do escritor Lauro Daros e de Rudá Lemos, profissional responsável pela montagem e edição do curta.

O lançamento, abre uma série de ações do Instituto para o ano, que ainda vai contar com a realização dos projetos “Geloteca”, com a disponibilização de uma geladeira recheada de livros em diversas comunidades, além da ação de democratização poética “Poesia no Ônibus”, e em breve a itinerância do projeto literário, teatral e educativo “Não me toca seu boboca”. Todas as iniciativas do Profarte para este ano buscam a reinvenção necessária em tempos de pandemia.

O livro

“O Criador lançou sementes na terra fértil. Flores e frutos trouxeram cor e fartura. Insetos, répteis, peixes, mamíferos e aves povoaram a paisagem. O homem e a mulher completaram a grande arte. Livre para escolher, o ser humano decidiu reescrever a história. Chegou a vaidade, o poder, a ganância, a injustiça. E a mãe-natureza espera... Quando será que homens e mulheres vão tomar consciência de que sem justiça, solidariedade e respeito é impossível criar uma grande obra”.

O autor

Lauro Daros nasceu em Nova Trento (SC). Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR,1997), especialização em Administração e supervisão escolar pela Faculdade de Educação São Luís (FESL, 2000), especialização em Língua Portuguesa e Estudos Literários pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM, 2003), especialização em Pedagogia para a Modernidade pela Universidade de Franca (UNIFRAN, 2004), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2008). Entre suas publicações destacam-se: Uma ideia verde (1995); e O tesouro da montanha de Pedra (2006), publicado junto com Pedro Armando Foss.

O Instituto

O Instituto Cultural Profetas em Arte é uma Associação sem fins lucrativos, fundada 1986, desenvolve ações de natureza artística e sociocultural em Congonhas. Durante 12 anos, manteve ativo o bloco carnavalesco Madames de Ré, movimento cultural protagonizado por mulheres. A partir de 1997, o Instituto intensificou suas atividades com o grupo de teatro Boca de Cena, realizando espetáculos, interferências e ações artísticas. Entre os anos de 2014 e 2020 manteve, em Congonhas, o espaço cultural Casa de Arte Boca de Cena, local de realização de ensaios, exposições, produções culturais, oficinas, acervo de cenários e figurinos dos espetáculos realizados pelo Grupo de Teatro Boca de Cena. O Instituto Profarte possui ainda em seu currículo artístico trabalhos no área do audiovisual/cinema e vídeo, como a participação na última edição do Festival de Inverno #CongonhasEmCasa, com o projeto "Caturra visita Cocada".   

O curta

Texto: Lauro Daros

Montagem e Edição: Rudá Lemos  

Produção: Renan Merces  

Realização: Instituto Cultural Profetas em Arte 

Designer: Hugo Gherard

Intérprete de Libras: Dinalva Andrade

Narração: Regina Bahia

Assessoria de Imprensa: Hiper Teia Comunicação e Eventos / Janice Miranda 

Informações

Live de Lançamento 

Dia: 22/04/2021 

Horário: 19h

Local: [email protected]ícias

Participação do autor do livro Lauro Daros e de Rudá Lemos, profissional responsável pela montagem e edição. 

Lançamento do projeto 

Dia: 22/04/2021 

Horário: 20h30 

Local: Canal Instituto Profarte no Youtube 

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...