ALMG seleciona imagens de fotógrafas mineiras para exposição

Fotógrafas mineiras profissionais e amadoras podem se inscrever para integrar exposição virtual que será promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A mostra, composta por 60 fotografias, terá como tema a pluralidade da vivência da mulher na sociedade. As orientações serão publicadas no Diário do Legislativo desta terça-feira (9/3/21) no edital Minas Arte em Casa – Mulher no Plural: múltiplas perspectivas. A iniciativa faz parte do evento "Sempre Vivas: luta das mulheres em tempos de pandemia", que celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

"A Assembleia de Minas, ciente do momento que atravessamos, criou esse projeto e através dele tem incentivado os artistas mineiros. Agora é a hora de pensarmos nas mulheres, para que as artistas em Minas Gerais possam continuar acreditando na sua arte e que é possível viver dela", pontuou o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV).

As inscrições são gratuitas, e cada participante poderá concorrer com uma fotografia. Poderão se inscrever pessoas físicas ou microeempreendedoras individuais (MEI), maiores de 18 anos e residentes em Minas Gerais. As fotógrafas selecionadas receberão a quantia de R$ 1.490,22 por fotografia. 

O período de inscrição será dividido em duas etapas: a pré-inscrição e a apresentação da proposta. A pré-inscrição deve ser realizada de 29 de março até 11 de abril ou quando o limite de 400 vagas for atingido, o que ocorrer primeiro. Nessa etapa, a participante deve preencher um formulário na página do programa Assembleia Cultural.

Após realizar a pré-inscrição, a candidata vai receber um e-mail para começar a segunda etapa de inscrição, que é a apresentação da proposta. Nessa fase, ela deverá enviar a obra e os arquivos referentes aos demais documentos requeridos no edital. O prazo para o envio é até dia 18 de abril. Saiba mais

Os trabalhos selecionados serão expostos em galeria virtual hospedada no Portal da Assembleia, nos canais institucionais de comunicação e nos perfis nas redes sociais do Legislativo mineiro. Eles também poderão ser exibidos em canais, redes sociais e mídias de parceiros da ALMG, dos próprios artistas e de terceiros.

Avaliação e especificação técnica - A imagem deve ser originalmente capturada por dispositivo ótico digital ou digitalizada, se capturada por dispositivo analógico. São permitidos recursos de tratamento e de edição de imagens, tais como modificação de parâmetros, ajustes, colagens, entre outros.

A avaliação de cada um dos trabalhos inscritos e habilitados será feita por especialistas credenciados junto ao Banco de Pareceristas do programa Assembleia Cultural, apontados por meio de sorteio.

Mostra incentiva economia criativa e expressão artística de mulheres

Esse é o terceiro edital lançado pela Assembleia para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no Estado e para contribuir com a economia criativa. 

A mostra visa também promover a reflexão sobre a luta pelos direitos das mulheres e sua valorização, em especial daquelas que pertencem a grupos identitários minorizados. “Queremos construir um painel que reproduza a multiplicidade de vivências do feminino. Será o olhar das mulheres mineiras sobre a sua pluralidade, compreendendo a singularidade dessas vivências em diferentes contextos de classe, raça, renda, orientação sexual, entre tantos outros”, esclarece a gerente de Relações Institucionais da ALMG Ariane Viana.

Apoio - No ano passado, dois editais do projeto Minas Arte em Casa foram publicados pela Assembleia para apoiar a economia criativa. O primeiro edital selecionou apresentações inéditas de artes cênicas e música, que foram transmitidas nas redes sociais da ALMG. O projeto envolveu 65 artistas e resultou em 13 semanas de apresentações. Já o segundo edital selecionou 60 fotografias para uma mostra virtual sobre os 300 anos de Minas Gerais. A mostra que retratou a identidade do povo mineiro e os desafios para o futuro do Estado está disponível no hotsite comemorativo dos 300 anos de Minas.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...